E o prêmio vai para…

08 outubro 2008

Osamu Shimomura, Martin Chalfie e Roger Tsien!

O prêmio Nobel de Química foi para os cientistas que descobriram e estudaram as propriedades da proteína GFP que é fluorescente e originalmente está presente em uma espécie de Água Viva.

As pesquisas permitiram, que atualmente, a proteína seja usada como marcador biológico; quando associada a outras protéinas, pode fazer brilhar as partes de um organismo onde a molécula marcada se encontra, o que permite rastrear, por exemplo, o desenvolvimento de um câncer.

(Fonte: Folha Online)

Você sabia?

  • O Prêmio Nobel foi instituído por Alfred Nobel, químico e industrial sueco, inventor da dinamite, em seu testamento.
  • Os prêmios são concedidos anualmente para realizações em: Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura, existindo também o prêmio Nobel da Paz.
  • Consiste numa medalha de ouro, um diploma com a citação da condecoração e uma soma em dinheiro que varia de acordo com os rendimentos da Fundação Nobel, mas que ronda os 10 milhões de coroas suecas (= mais de um milhão de euros). O propósito original era permitir que as pessoas laureadas continuassem a trabalhar ou pesquisar, sem pressões financeiras. Ou se aposentassem depois de aplicar o dinheiro.

2 comentários:

Jamille Lobato disse...

Hum... um Blog "cult" é sempre muito bem vindo.
Vida inteligente na internet é essencial.

Abraços

Priscila Meds disse...

uahuahuah... gostei da parte tracejada! Acho que a funcionalidade que o Nobel deu ao seu prêmio está aos poucos se perdendo...