“Um estudante de cerca de 20 anos abriu fogo em uma escola técnica na pequena cidade de Kauhajoki, no oeste da Finlândia, nesta terça-feira, 23, matando pelo menos nove pessoas.” (O Estado de São Paulo Online)
Na minha sala da faculdade, tivemos o privilégio de receber o Peetu, um intercambista finlandês, que vai estudar os quatro anos conosco. Ele já conhecia o Brasil, pois cursou parte do colegial aqui, também num programa de intercâmbio. Acabou conhecendo uma garota e acredito que se apaixonou intensamente, já que quis voltar.
Logo que chegou, mostrou simpatia, se comunicando facilmente, porque já sabia bem o português. Adora fazer piadas e brincadeiras, chega sempre de bom humor, adora feijoada e churrasco. É muito engraçado e no intervalo diverte todo mundo fazenda mágica com o baralho. Já mostrou fotos da família, que pelo visto é muito unida.
Enfim, ele foge totalmente do esteriótipo “frio” e “fechado” dos europeus. É por isso que acredito que a depressão, o suicídio e crimes cometidos pelos jovens, envolvem fatores muito mais complexos do que simplesmente a influência do clima frio, como alguns dizem.
Só sei que a notícia é trágica. Arrepia só de pensar. Vamos ver o que o Peetu vai falar sobre isso.
0 comentários:
Postar um comentário