Que me desculpem os fumantes, mas…

15 maio 2009

…EU ADOREI A TAL LEI!

Recebi o seguinte e-mail hoje:

“Prezado(a) Aluno(a),

Por solicitação do Coordenador dos Cursos de GNI e NI, Prof. Dr. Cristiano Morini, encaminho em arquivo anexo (vide no final  da mensagem), a Lei Estadual nº 13.541 de 07 de Maio de 2009, que proíbe o consumo de cigarros o qualquer produto fumígeno, assinada pelo Governador José Serra.

Destacamos no Artigo 2º, Par. 2º, a expressão recintos de uso coletivo, que compreende, dentre outros, os ambientes de estudo. Leiam com atenção.”

Artigo 2º - Fica proibido no território do Estado de São Paulo, em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco.

§ 1º - Aplica-se o disposto no “caput” deste artigo aos recintos de uso coletivo, total ou parcialmente fechados em qualquer dos seus lados por parede, divisória, teto ou telhado, ainda que provisórios, onde haja permanência ou circulação de pessoas.

§ 2º - Para os fins desta lei, a expressão “recintos de uso coletivo” compreende, dentre outros, os ambientes de trabalho, de estudo, de cultura, de culto religioso, de lazer, de esporte ou de entretenimento, áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, cinemas, bares, lanchonetes, boates, restaurantes, praças de alimentação, hotéis, pousadas, centros comerciais, bancos e similares, supermercados, açougues, padarias, farmácias e drogarias, repartições públicas, instituições de saúde, escolas, museus, bibliotecas, espaços de exposições, veículos públicos ou privados de transporte coletivo, viaturas oficiais de qualquer espécie e táxis.

Artigo 6º - Esta lei não se aplica:

I - aos locais de culto religioso em que o uso de produto fumígeno faça parte do ritual;
II - às instituições de tratamento da saúde que tenham pacientes autorizados a fumar pelo médico que os assista;
III - às vias públicas e aos espaços ao ar livre;
IV - às residências;
V - aos estabelecimentos específica e exclusivamente destinados ao consumo no próprio local de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, desde que essa condição esteja anunciada, de forma clara, na respectiva entrada.
Parágrafo único - Nos locais indicados nos incisos I, II e V deste artigo deverão ser adotadas condições de isolamento, ventilação ou exaustão do ar que impeçam a contaminação de ambientes protegidos por esta lei.

Olha o progresso! [Pra mim isso é progresso, pois estamos cansados de saber o quanto o cigarro faz mal à saúde]

Nessa semana meu amigo foi embora de um bar puto e indignado porque o garçom pediu a ele que não fumasse. E pasmem! O bar é aberto e ele estava do lado da varanda, com a mão pra fora!

Valeu governador!

8 comentários:

Rosana disse...

Pois é... eu sou fumante... rsrsrsrsr, não discordo da Lei, discordo é que o fumante comece a ser tratado sem respeito, e acredsite minha linda, isso já está acontecendo, beijos no seu coração!

Gisele Amaral disse...

ahahahaha, As pessoas nunca sabem o que é melhor: ter livre arbítrio para fazer algo ou ter suas liberdades limitadas! E assim nascem as polêmicas!

Beijos, boa semana, flor!
=*

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Renata aqui tb a lei dos fumantes está vigorando o que é muito bom. Embora tenhamos restaurantes só para fumantes, ou parte para fumantes, mas já melhorou. Antes eu precisava antes de dormir tomar banho da cabeca aos pés, rs.

Boa semana

Nina disse...

Aqui é proibido fumar em lugares fechados, em restaurantes...enfim. Num pais aqui perto, nao é ainda, ai a gente entra nos restaurantes e tem aquele ar horrivel, a gente nao consegue nem respirar direito, e qd sai, todo aquele cheiro insuportavel ta impregnado na gente, que chato tudo isso...

mas penso mt no que a rosana aqui em cima falou, nao gosto como tratam os fumantes, o povo faz cara mt feia pra qd alguem acende um cigarro, é degradavel ver as pesssoas abanando a fumaca, p ex, ninguem sabe como é dificil largar o cigarro, é um processo... poxa vida...

e olha que nunca fumei, mas costumo pensar no outro sempre. Tenho um pouco de compaixao sabe?

mas o fato é que a gente fica mais bonito e saudável sem aquela fumacinha doentia...

Um beijo Renata

*Renata Gianotto disse...

Nina,

Não sei se abanar a fumaça é falta de respeito.
Eu não gosto quando alguém fuma perto de mim e dá pra ver na minha cara... não consigo disfarçar.

Quando descobri que meu irmão caçula tinha começado a fumar, fiquei tão triste, arrasada!

Fiz a maior movimentação lá em casa, mas infelizmente não adiantou :(

Sei que esse vício é difícil de largar, mas com tantas informações, as pessoas deviam ficar mais conscientes.

Rodrigo Gianotto. disse...

Com certeza essa lei está sendo muito importante. Sou irmão caçula da Rê e sou também fumante ativo há 3 anos e meio. É muito complicado abandonar esse vício (estou tentando demais) e creio que todas essas movimentações influenciam e muito na hora de tentar parar. Você começa a ver que além de não fazem bem para você, não faz bem também para a sociedade e como vimos neste post da rê a sociedade junto ao governo está se mobilizando. Pra mim é ótimo. Mais um motivo para minha tentativa de parar com a nicotina.

Beijos a todos

*Renata Gianotto disse...

Oi querido!

Espero que você consiga parar. Sabe que eu sou a primeira a torcer por isso, né?!

Acho que vc nunca vai esquecer da bronca que levou quando eu te vi fumando lá em casa! Tadinho :/

Beijo, saudade!

Anônimo disse...

Antes de ser dedurado e fuzilado quero lembrar que todo RADICALISMO é burro! Sou fumante sim, fumei por 20 anos, parei e recentemente voltei! Sei de TODOS os malefícios do fumo, e não só do fumo... alias temos tantos por ai!! Os que atacam os fumantes por aqui, talvez devessem andar de bicicleta até a Amazônia e por lá ficarem pelados e comendo folhas cruas!Viveriam até os 300 anos!
Mas "radicalismo" de lado, percebem o "antagonismo" generalizado e gerado por este assunto?Não se equipara nem mesmo as discussões de futebol, religião etc.
Mas preparem-se aqueles que defendem essa PROIBICAO, este é apenas o começo, seus filhos e netos saberão daqui ha 50 anos do que eu falo hoje: um mundo onde TUDO é controlado, cheio de regras, sem opções, sem criatividade com a Mao estatal não sua cabeça desde o nascimento... filhos somente nas datas do rodízio de procriação!...E assim por diante,

Alias será mais ou menos assim:

“Ministério da Saúde Adverte: Procriar pode causar Derrame, Infarto, Taquicardia” Estudo comprava que 98% das pessoas durante um ato de "fornicacao" sofrem alterações significativas em seu metabolismo!!

Disque/Call: 0800 NO 4 NICK

Detalhe que TODOS os anúncios no futuro serão em 2 línguas....em em 100 anos ....apenas uma!...para facilitar a vida do ESTADO!

Ninguém me tira da cabeça que a ANARQUIA seria a melhor opção, mas fala de uma ANARQUIA ORGANIZADA, seria possível? Duvido!!
Então vamos esquecer os sistemas políticos, e vamos ao que rege o mundo com significativo sucesso!! A LIVRE ECONOMIA DE MERCADO!

Isso mesmo, REGRA BASICA DA ECONOMIA:
OFERTA X PROCURA
Recentemente viajei a Dubai, para quem não sabe pais predominantemente muçulmano, onde beber nas ruas é proibido, e TODOS os bares e casas noturnas fecham pontualmente as 02h00min da manha.
Até ai sem novidades, um paraíso para freiras e chatos de plantão!...Mas o lugar tem seus encantos.
No aeroporto Internacional de Dubai, dentro da ala de embarque Internacional no dos tantos corredores, tem 2 Bares , um deles FUMANTE e o outro NAO FUMANTE. Perguntem qual deles estava sempre cheio, animado, fétido e cheio de fumaça?....No outro bar limpinho, lembro de umas famílias com caras de Canadenses, tomando água e alguns sucos!...a tinha uma velhinha na cadeira de rodas com eles também....detalhe, que a pobre senhora não parava de olhar pra o bar de FUMANTES , acho que ela queria PITAR também! Ela estava triste e oprimida pela família dela, assim como todos nós seremos oprimidos pela mao PESADA do estado e pela alienação em massa da mídia do POLITICAMENTE CORRETO!
Façam a LEI , mas deixem o mercado regular, quero ver Bares e Restaurantes e Boates NAO FUMANTES sobreviverem!
Completando: Com relação a "pesquisas" de opinião publica, informo que além das manipulações de PRAXE, a forma que perguntam sobre a questão é no mínimo COERCIVA ou IMBECIS!
do tipo: O CIGARRO FAZ BEM?....Lógico que faz mal, qualquer fumante sabe disso!
Então não me venham com dados de pesquisas MONTADAS , deveriam sim deixar o MERCADO/CONSUMIDORES decidir
Por falar em pesquisas MONTADAS, lembrei do Referendo do DESARMAMENTO, quanto era mesmo a porcentagem a favor???.....Puxa não deu né.....O POVO VOTOU CONTRA

FUMANTES UNIVOS , NÃO ESTAMOS SOZINHOS!!!