Cultura Colombiana

07 fevereiro 2009

Estou de volta!

O clima de férias me deixou com preguiça até de escrever, por isso a ausência.

Finalmente hoje parece que as coisas estão se normalizando: retomei as aulas de espanhol e isso significou muita coisa!

Durante a aula, lemos um texto sobre os silleteros, da Colômbia. Achei o tema muito interessante e logo pensei que resultaria num bom post.

O clima dos Andes colombianos permite que as mais variadas espécies de flores se desenvolvam na região e é por isso que a industria de flores da Colômbia é a segunda maior do mundo, superada apenas pela dos Países Baixos (Holanda).

rosacolimbiana

[A famosa rosa colombiana: ganham destaque mundial por suas cores vivas, sua maior durabilidade e seu tamanho (medem 11 centímetros de diâmetro, o dobro de uma rosa tradicional brasileira). Esse feito está diretamente ligado às condições de plantio. As rosas colombianas são produzidas a 2.600 metros de altitude, em regiões de grande luminosidade e com temperaturas que giram em torno de 15 graus. A insolação intensifica a coloração das rosas, e o clima fresco retarda a abertura dos botões, produzindo flores maiores, que duram até três semanas.]

Em agosto, algumas semanas antes do início da primavera, acontece A Feira das Flores, em Medellín, capital do departamento de Antioquia, na Colômbia. É um dos acontecimentos mais importantes da cidade e do país e tem como fim mostrar a beleza das flores e entreter a comunidade. Seu evento central, o desfile dos Silleteros, constituem um episódio importante na celebração da cultura do povo colombiano.

Os "silleteros" tem este nome porque antigamente, na região, os campesinos levavam nas costas "sillas" (cadeiras, em espanhol) de madeira para transportar as pessoas. São sobre essas “cadeiras” que são montados os arranjos de flores que os silleteros carregam enquanto desfilam pela avenida. As silletas podem pesar até 70 quilos e são compostas de uma variedade imensa de flores que formam emblemas sociais, políticos, comerciais ou somente decorativos.

flores-2

25aja5v

Desfile_de_Silleteros2007-(30)Medellin

fiesta-de-las-flores

[Sobre Medellín]

É conhecida como a cidade da eterna primavera, pois sua temperatura é de 24ºC durante todo o ano. Medellín é uma cidade verde, com ruas bem planejadas e com avenidas arborizadas, incluindo árvores frutíferas, que abrigam a mais de 150 espécies de pássaros. Tem um sistema de transporte de massa (metrô) o qual atravessa a cidade de norte a sul e de leste a oeste incluindo ainda as favelas que ficam no alto dos morros que cercam a cidade, através do “metrô-cable” (metro teleférico). Este meio de transporte moderno é, atualmente, o único na Colômbia e é um exemplo para o mundo inteiro de ordem, limpeza e segurança.

Que tal sugerir uma Blogagem Coletiva sobre a cultura de outros paises? Fica a ideia (sem acento!) no ar (...)

3 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

A parada das rosas. Lindo demais.

Uma boa semana

beijos

Anônimo disse...

Querida, divagando no seu blog pude afastar por alguns momentos, a tristeza que quer me dominar hj(não só a mim, mas a todos nós)
É muito bom ter coisas bonitas, para ver e para ler!
Te amo
Mami

Anônimo disse...

Taí, não sabia que a Colômbia era a segunda produtora mundial de flores, não. Uma boa informação