Muhammad Ali

26 fevereiro 2009

Eu tenho plena consciência de que é impossível sabermos discutir todos os assuntos. Mesmo diante deste mundo informatizado, onde temos acesso a tudo muito rápido, não tem como estar sempre atualizado.

Outro dia, assistindo TV aqui em casa, fiquei pensando sobre isso. Meu namorado é daqueles viciados em clássicos. Clássicos de todos os tipos. Exemplo?! São vários. Jimmy Hendrix, Elvis, Marvin Gaye. Filmes como Pulp Fiction, O exterminador do futuro, O Poderoso Chefão.

Eu também os conheço, mas não tenho tanta fixação. Acho que acabei me apegando às coisas mais modernas e atuais. O famoso "Hasta la vista baby" nunca significou muito pra mim e no dia que eu disse isso ele falou indignado:

- Como você nunca assistiu "O Exterminador do Futuro"?

E me fez assistir o bendito filme no dia seguinte.

Enfim, com ele aprendo muitas coisas. E aprendi sobre Muhammad Ali. Sabia que ele tinha sido um lutador famoso, mas nada além disso. Vimos juntos um documentário na Discovery que me fez perceber que não é à toa que algumas pessoas serão lembradas eternamente.

Cassius Marcellus Clay Jr. se converteu ao Islamismo e foi como Muhammad Ali-Haj que viveu suas melhores batalhas. É mundialmente conhecido não somente pela sua maneira de boxear, mas também pelas suas posições políticas. Ali foi eleito " O Esportista do Século" pela revista americana Sports Illustrated em 1999.

Foi polêmico, causou espanto e admiração em alguns e desprezo em outros por ter se convertido e por defender a luta contra o racismo. O homem que alardeava suas habilidades para "voar como uma borboleta e picar como uma abelha", foi uma personalidade no início dos anos 60, um vilão norte-americano e finalmente um herói internacional.  Foi o único boxeador que até hoje suportou 12 assaltos com o maxilar quebrado (1973).

Por azar, sua grande carreira deixou suas seqüelas e em 1984, Ali descobriu que sofria do Mal de Parkinson, uma síndrome neurológica caracterizada por tremores, rigidez nos músculos e lentidão de fala e movimentos.

Em 2007 foi indicado ao prêmio Nobel da Paz. A indicação veio pela sua luta pelas causas humanas por mais de 40 anos voltadas para o bem-estar da criança.

Meme

25 fevereiro 2009

A procela passou. Enfim, a cacofonia do Carnaval dá lugar à calmaria desta quarta-feira.

Eu não sou muito fã de toda a baderna carnavalesca. Ela provoca um efeito "sem limites" e isso não me atrái. Passei os dias em casa, descansando. E ao mesmo tempo, contando os dias para que o país comece a se movimentar, finalmente!

Recebi esse meme da Gisele! Achei bem legal e resolvi responder. Quem quiser participar, fique à vontade para pegar daqui.

1.A última pessoa com quem falou hoje: Com a atendente da Renault, pois fui agendar a revisão do meu carro.

2.A última coisa que falou: “Bom dia mãe", quando ela chegou em casa para almoçar.

3.O último pensamento: Não vou comer agora. Estou sem fome.

4.A última pessoa com quem brigou: Desisti de brigar pra valer. Não compensa guardar mágoa ou rancor. Às vezes tenho discussões bobas com o namorado, com minha mãe ou meu irmão.

5.A última pessoa com quem se reconciliou: Thomas, ontem à noite. Mas, foi briguinha de nada, com duração de meia hora. A reconciliação perdurou por mais tempo, com direito a muitas beijocas e abraços.

6.A última pessoa que falou de Deus pra você: Muitas pessoas tem falado sobre Deus comigo. Estamos fazendo orações diárias para a recuperação do meu primo e estamos sendo prontamente atendidos. E eu falei de Deus pra muita gente esses dias. Tive uma conversa séria com Ele no início de fevereiro e não tenho dúvidas que Ele me ouviu e está me mostrando o melhor caminho.

7.O último lugar que você gostaria de estar: Na Imigrantes, enfrentando o trânsito para voltar da praia.

8.O último filme a que assistiu: Quatro amigas e um jeans viajante 2. O nome parece bizarro, mas como já tinha visto o primeiro, vi a continuação. Adorei! Não é nem de longe um filme que vai te deixar com dor de cabeça, refletindo. É um filme pra assistir sozinha ou com a amiga num final de semana sem nada pra fazer. Os cenários na Ilha de Santorini, na Grécia, são de tirar o fôlego.

9.O último livro que leu ou que está lendo: Acabei de ler Lua Nova, o segundo livro da Trilogia de Stephenie Meyer. Agora estou lendo O Anel de Noivado, de Danielle Steel, por indicação da Cris Marino, durante a coletiva proposta pela Vanessa.

10.O último presente que ganhou: Eu me presenteei com uma sapatilha que queria muito. Já tinha paquerado o sapato pela vitrine e estava esperando entrar na promoção. Deu certo!

11.A última coisa que gostaria de estar fazendo: [idem 7] - Dirigindo naquele sol, pela serra, querendo muito chegar em casa.

12.O último telefonema feito ou atendido no seu celular ou telefone: Acabei de atender o Thomas (que é quem mais me liga!) pra contar que tinha conseguido transferir seus pontos do cartão para milhagens TAM. [Como eu sou detalhista!]

13.O último conselho que deu e pra quem deu: Não foi bem um conselho, foi mais uma opinião. Eu disse: "Mãe, em assunto de educação de filhos dos outros a gente não deve se meter". [causos de família]

14.A última vez que chorou e por que: Chorei sábado passado, quando fui visitar meu primo Renato no hospital e consegui entrar para vê-lo na UTI. Fiquei surpresa de vê-lo acordado e se recuperando tão bem. Mas, acho que fiquei com dó de ver um jovem tão ativo ter que passar por uma situação daquelas. Desmoronei quando saí do quarto.

15.O que faria hoje se fosse seu último dia de vida: Ficaria pertinho de quem eu gosto e sem que eles soubessem, procuraria mostrar o quanto são importantes para mim.

A partir de semana que vem vou mudar o endereço do blog para http://omundonaluneta.blogspot.com. Nem pensem em não anotar e esquecer de me visitar!

Marley, Selo e Boas notícias [eba!]

23 fevereiro 2009

Semana passada assisti Marley e Eu. Depois, corri comprar o livro. É uma história irresistível sobre a relação entre um cachorro e uma família.

Me fez reparar que o amor que alguns cachorros têm, faz com que pareçam semi-humanos. Aqui em casa temos duas poodles e uma gata. E a Mel, uma das cachorras, parece gente. Quando olha pra alguém daqui de casa já começa a "chamar", balançando o rabo descontroladamente, querendo um pouquinho de atenção. É tão carente, que tenho a impressão que somos tudo pra ela e que ela não nos abandonaria nunca. 

Mudando o foco...

Ganhei outro selinho! Dessa vez foi a Cris Marino que me indicou. Adorei, obrigada! Assim, fico mal acostumada, hehe!

selinho3[1]

O selo acompanha alguns passos a serem seguidos:

1) Escrever uma lista com oito coisas que sonhamos fazer antes de morrer;

2) Convidar oito parceiras de blogs amigos para também responder;

3) Comentar no blog de quem nos convidou;

4) Comentar no blog de nossos(as) convidados(as) para que saibam da convocação.

Aí vão minhas respostas:

1. Fazer um intercâmbio,

2. Ver meu namorado montar o próprio negócio,

3. Ver meus pais curtirem muito a aposentadoria,

4. Ver meu irmão se tornar um cantor famoso,

5. Montar uma mini-biblioteca quando tiver minha própria casa,

6. Conhecer lugares exóticos como Havaí, Grécia, Indonésia, Antártida, Nova Zelândia, África do Sul, Taití, etc!

7. Ser mãe,

8. Correr uma maratona.

Repasso para:

Denise, Fernanda, Sabrina, Gisele, Vanessa, Zezé, Jamille e Priscila.

E finalmente, a boa notícia!

Não disse que pensamento positivo tem poder?! Meu primo saiu da UTI. Está no quarto, podendo receber visitas! Queria agradecer a todos que de alguma maneira torceram ou rezaram por ele. OBRIGADA!

E relembrando que daqui alguns dias vou mudar o endereço do blog para http://omundonaluneta.blogspot.com. Nem pensem em não anotar e esquecer de me visitar!

Multi[post]

19 fevereiro 2009

Antes de tudo, gostaria de comentar sobre a Coletiva de terça-feira. Adorei o tema, adorei ter participado. Depois de visitar os primeiros blogs, não resisti. Decidi fazer uma lista com os livros que fiquei curiosa pra ler: "livros para 2009". Não vejo a hora de começar.

Vi que muitas pessoas comentaram aqui sobre Paulo Coelho. Pelo jeito o escritor não agrada todo mundo (Como será que ele faz tanto sucesso?!). Só queria dizer que o motivo da minha escolha nada tem a ver com o autor. Ela foi baseada nas sensações que eu senti ao lê-lo e pro ter sido o primeiro a contribuir para esse meu vício delicioso. Ainda insisto em recomendar Veronika Decide Morrer.

Recebi da minha querida compulsiva, esse selo de presente. Adorei e queria agradecer muito!

intradutivel

Repasso para:

Dácio Jaegger, Esquizofrenia virtual e Las tiritas del Dr. Ramirez

Atenção: Daqui alguns dias vou mudar o endereço do blog para http://omundonaluneta.blogspot.com. Nem pensem em não anotar e esquecer de me visitar!

O livro da minha vida - Blogagem Coletiva

17 fevereiro 2009

selofinal

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva proposta pela Vanessa, do Fio de Ariadne. Se você tem um livro que marcou sua vida, ainda há tempo para participar.

Desde pequena fui incentivada a ler. Minha mãe, outra fanática por leitura, vivia comprando livros para mim e para meu irmão. No início eles eram pequenos, de linguagem simples e com muitas figuras. Acho que a intenção dela era não tornar a leitura cansativa, sem que parecesse obrigatória e para sempre ser prazerosa.

Com o passar do tempo, os eternos clássicos de Maria José Dupré, leitura recomendada pela escola, me conquistaram: A Mina de Ouro, A Montanha Encantada, A Ilha Perdida, O Cachorrinho Samba. Me envolvia com as personagens e a imaginação fluía solta. Cresci. E virei (mais uma) fã de Machado de Assis e José de Alencar depois de saboreá-los para o vestibular.

A escolha da Coletiva foi bem difícil, mas decidi através de um critério: o livro da minha vida tem o toque especial, pois foi o primeiro capaz de me despertar emoções profundas e verdadeiras. Foi o livro que me tirou as primeiras lágrimas, por ser mais maduro e complexo. Foi o livro que me fez refletir, sonhar, perder o sono. Foi o primeiro (de tantos outros!) que me acompanhou pra todo lado e o primeiro que me fez sentir órfã quando cheguei na última página.

Eu tinha 14 anos e li um comentário sobre esse livro numa revista. Fiquei curiosa e pedi à minha mãe que comprasse. Isso também foi bem marcante, porque não era um livro que eu tinha que comprar pra escola ou coisa assim. Eu queria ler, era meu desejo.

Foi tudo muito novo. Descobri naquele dia todo o encanto de comprar ou ganhar um livro. Abrir, olhar a capa, a contracapa, o tamanho das letras, cheirar (é, eu tenho esse costume esquisito!), colocar meu nome [...]

img

Veronika decide morrer, de Paulo Coelho, conta sobre uma jovem eslovena, que não aceita a idéia de viver uma vida sem sentido. Ela é uma jovem com os mesmos sonhos e desejos de qualquer outra, de qualquer lugar do mundo. Tem um emprego razoável, frequenta bares movimentados, encontra rapazes e sai com alguns deles. Mas, não é feliz e decide se matar com uma overdose de calmantes.
O suicídio fracassa. Veronika é internada em um asilo para loucos. Atendida pelo médico, é informada que não terá mais que sete dias de vida, e provavelmente, morrerá internada. A notícia, na verdade, revela-se um engodo do médico, que faz de Verônica uma cobaia para uma tese sua: De que o temor da morte a fará encarar a vida de outra forma, e que sua insanidade seja curada. O transcorrer da narrativa, com a vida da protagonista se misturando a outras personagens, fazem com que a tese do médico mostre-se eficaz, uma vez que Veronika recupera seu amor à vida, e foge da instituição com outro paciente.

O curioso é que nunca mais li livros de Paulo Coelho. Nem sei porquê. O que sei é que nunca esquecerei de Veronika e de como me senti lendo sua história.

Aproveito para recomendar, sem pestanejar!

[Sei que estou ausente aqui no blog, mas as coisas andam um pouco turbulentas por aqui. Agradeço a todos que escreveram e rezaram pelo meu primo. Ele ainda está em estado grave na UTI, mas lutando para se recuperar. Prometo voltar com notícias boas logo.]

Prece

09 fevereiro 2009

A vida nos prega peças e nos surpreende a cada dia. Quando menos imaginamos algo nos atinge de perto.

Dirija com cuidado. Não seja imprudente. Nunca ultrapasse os limites, principalmente os seus.

Acredito que a fé e o pensamento positivo fazem milagres.

Por isso, coloquem meu primo, Renato Medeiros, que está hospitalizado em estado muito grave, em suas orações.

Muito obrigada!

Cultura Colombiana

07 fevereiro 2009

Estou de volta!

O clima de férias me deixou com preguiça até de escrever, por isso a ausência.

Finalmente hoje parece que as coisas estão se normalizando: retomei as aulas de espanhol e isso significou muita coisa!

Durante a aula, lemos um texto sobre os silleteros, da Colômbia. Achei o tema muito interessante e logo pensei que resultaria num bom post.

O clima dos Andes colombianos permite que as mais variadas espécies de flores se desenvolvam na região e é por isso que a industria de flores da Colômbia é a segunda maior do mundo, superada apenas pela dos Países Baixos (Holanda).

rosacolimbiana

[A famosa rosa colombiana: ganham destaque mundial por suas cores vivas, sua maior durabilidade e seu tamanho (medem 11 centímetros de diâmetro, o dobro de uma rosa tradicional brasileira). Esse feito está diretamente ligado às condições de plantio. As rosas colombianas são produzidas a 2.600 metros de altitude, em regiões de grande luminosidade e com temperaturas que giram em torno de 15 graus. A insolação intensifica a coloração das rosas, e o clima fresco retarda a abertura dos botões, produzindo flores maiores, que duram até três semanas.]

Em agosto, algumas semanas antes do início da primavera, acontece A Feira das Flores, em Medellín, capital do departamento de Antioquia, na Colômbia. É um dos acontecimentos mais importantes da cidade e do país e tem como fim mostrar a beleza das flores e entreter a comunidade. Seu evento central, o desfile dos Silleteros, constituem um episódio importante na celebração da cultura do povo colombiano.

Os "silleteros" tem este nome porque antigamente, na região, os campesinos levavam nas costas "sillas" (cadeiras, em espanhol) de madeira para transportar as pessoas. São sobre essas “cadeiras” que são montados os arranjos de flores que os silleteros carregam enquanto desfilam pela avenida. As silletas podem pesar até 70 quilos e são compostas de uma variedade imensa de flores que formam emblemas sociais, políticos, comerciais ou somente decorativos.

flores-2

25aja5v

Desfile_de_Silleteros2007-(30)Medellin

fiesta-de-las-flores

[Sobre Medellín]

É conhecida como a cidade da eterna primavera, pois sua temperatura é de 24ºC durante todo o ano. Medellín é uma cidade verde, com ruas bem planejadas e com avenidas arborizadas, incluindo árvores frutíferas, que abrigam a mais de 150 espécies de pássaros. Tem um sistema de transporte de massa (metrô) o qual atravessa a cidade de norte a sul e de leste a oeste incluindo ainda as favelas que ficam no alto dos morros que cercam a cidade, através do “metrô-cable” (metro teleférico). Este meio de transporte moderno é, atualmente, o único na Colômbia e é um exemplo para o mundo inteiro de ordem, limpeza e segurança.

Que tal sugerir uma Blogagem Coletiva sobre a cultura de outros paises? Fica a ideia (sem acento!) no ar (...)

Pra quem gosta de leitura

02 fevereiro 2009

[Renata está em férias, curtindo Juquehy com a família]

Mas, hoje, estou também no blog O que elas estão lendo?, indicando um dos livros que li e gostei, A menina que roubava livros.

Volto na quinta-feira!