ProJovem

27 janeiro 2009

Nesse domingo prestei um concurso aqui em Limeira. Ainda não sei como foi meu desempenho, nem sei se tenho chances de passar. A vaga era para a área administrativa de um programa que será implantado aqui.

Esse programa faz parte de uma iniciativa do governo brasileiro, que iniciou em 2005. Aconteceram algumas mudanças e adaptações e o programa foi estendido para mais cidades do país. Confesso que nunca tinha ouvido falar nisso. E acho que muitos desconhecem, assim como eu. Pesquisei e gostei muito. Fico na torcida para que a proposta realmente dê certo.

Se você conhece alguém que se encaixe no perfil, divulgue.

Em 2005, o governo federal lançou a Política Nacional de Juventude, que compreendeu, além da criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude, o desenvolvimento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária – ProJovem.

projovem2

O ProJovem Integrado compreende quatro modalidades:

• ProJovem Adolescente, que objetiva complementar a proteção social básica à família, oferecendo mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Consiste na reestruturação do programa Agente Jovem e destina-se a jovens de 15 a 17 anos.

• ProJovem Urbano, que tem como finalidade elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.
Constitui uma reformulação do ProJovem – Programa Nacional de Inclusão de Jovens.

• ProJovem Campo, que busca fortalecer e ampliar o acesso e a permanência dos jovens agricultores familiares no sistema educacional, promovendo elevação da escolaridade - com a conclusão do ensino fundamental - qualificação e formação profissional, como via para o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania. Valendo-se do regime de alternância dos ciclos agrícolas, reorganiza o programa Saberes da Terra.

• ProJovem Trabalhador, que unifica os programas Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica, visando à preparação dos jovens para o mercado de trabalho e ocupações alternativas geradoras de renda.

Para matricular-se no ProJovem Urbano, o jovem deverá ter entre 18 e 29 anos completos, saber ler e escrever (o que será aferido por meio de um teste de proficiência organizado sob responsabilidade da Coordenação Nacional e aplicado localmente, com supervisão do Sistema de Monitoramento e Avaliação) e não ter concluído o ensino fundamental (8ª série).

Maiores informações sobre datas e locais de matrícula no site ou na Central de Relacionamento do ProJovem Urbano, no telefone: 0800 722 7777

7 comentários:

Cadinho RoCo disse...

Desejo força e sucesso nesta sua nova empreitada.
Cadinho RoCo

Fernanda disse...

Ai Rê, boa sorte no concurso, mas...trabalhando numa ong, e lidando diretamente com o ECA, sou de opinião diferente, e não acho assim tão "marivowonderfull" o Projovem...

São apenas visões diferentes...rs, tomara que vc passe, dedinhos cruzados, tá?

Agora deixa eu ler o post sobre o livro ali embaixo que aquele eu não tinha visto ainda!!!

Beijos

D.Ramírez disse...

Ja ouvi falar sim desse projeto e espero que vc consiga passar, pois engrandeceria muito essa iniciativa com vc lá.

Besitos

Denise Egito disse...

Boa sorte !!!!!!!!!!!!!!
:-)

Um beijo

Cadinho RoCo disse...

Sempre que posso passo por aqui.
Cadinho RoCo

Igor Garcia disse...

Rê, muito boa sorte no concurso, estarei aqui de dedos cruzados para vc! Qualquer experiencia que tenhamos trabalhando numa ONG, remunerado ou voluntariamente, ajuda a perceber e entender aspectos da sociedade que até então não conhecíamos. Especialmente quando os projetos não é "mariowonderfullword"!

bjs n'alma!!!

E quando sai o resultado?????

Nina disse...

ahhh que bom! tomara que vc consiga renatinha! tomara mesmo!