Divagações

30 agosto 2008

Ontem antes de dormir estava pensando.

As coisas acontecem sempre com um propósito.

E mesmo que por um tempo demoremos a entender e vivemos questionando... percebi que tudo serve para acrescentar.

Agora não tenho mais aquela indagação constante: "Ah, e se não der certo?"
Não quero mais ficar indecisa, insegura. O melhor é deixar rolar. Sem pressa. Deixar que Deus, os astros, a natureza ou se quiser, o destino, conspirem a favor. E isso sempre acontece se você é uma pessoa boa.

"Pra melhorar, as coisas têm que piorar."
Não é mesmo, Thomas Ric?

Agora, em todos os sentidos.

melhor? Impossível!

piRacicabanos

28 agosto 2008

Estou completando 3 semanas de aula na Unimep. Estou amando o meu curso e acredito mesmo que desta vez "acertei na veia".

Já sabia da linguagem peculiar do piracicabano - o "R" bem pronunciado, aquele "R" que é difícil de falar e entender, que a língua faz manobra dentro da boca.
E além de treinar meu ouvido, estou aprendendo algumas palavras novas. Ontem escutei pela terceira vez o termo "peguete".

Peguete significa a pessoa que você está "pegando", ficando, saindo, dando uns beijos. É quem você fica procurando no intervalo só pra averiguar. É mais que um paquera, com certeza!

Stress no trabalho

Mais um "achado" do YouTube.

http://br.youtube.com/watch?v=1QGmhecsXzc

Se identificou? Procure uma terapia antes que seja tarde!

Criança tem cada uma...

27 agosto 2008

Um jornal italiano publicou em sua edição eletrônica uma enquete opinando sobre o relacionamento das crianças italianas com Gesú Bambino (Menino Jesus). Por lá, o Papai Noel parece não ter o mesmo prestígio que tem pelas bandas de cá. Gesú Bambino é um poderoso concorrente do bom velhinho nórdico.
Os leitores escolhem entre frases tiradas do livro Caro Gesù, la giraffa la volevi proprio così o è stato un incidente? (”Querido Jesus, a girafa você queria assim mesmo ou foi um acidente?”), lançado pela editora Sonzogno.

“Querido Menino Jesus, todos os meus colegas da escola escrevem para o Papai Noel, mas eu não confio naquele lá. Prefiro você.”

“Querido Menino Jesus, obrigado pelo irmãozinho. Mas na verdade eu tinha rezado pra ganhar um cachorro.”


“Querido Jesus, por que você não está inventando nenhum animal novo nos últimos tempos? A gente vê sempre os mesmos.”


“Querido Jesus, por favor ponha um pouco mais de férias entre o Natal e a Páscoa. No meio, agora está sem nada.”


“Querido Jesus, o padre Mário é seu amigo ou você conhece ele só do trabalho?”


“Querido Menino Jesus, por gentileza, mande-me um cachorrinho. Eu nunca pedi nada antes, pode conferir.”


“Querido Jesus, talvez Caim e Abel não se matassem tanto se tivessem um quarto pra cada um. Com o meu irmão funciona.”


“Querido Jesus, no Carnaval eu vou me fantasiar de diabo, você tem alguma coisa contra?”


“Querido Jesus, você é invisível mesmo ou é só um truque?”


“Querido Jesus, se não tivesse acontecido a extinção dos dinossauros não ia ter lugar para nós, você fez muito bem.”


“Querido Jesus, nós estudamos na escola que Thomas Edison inventou a luz. Mas no catecismo dizem que foi você. Para mim ele roubou a sua idéia.”


Correndo por uma boa causa

26 agosto 2008

A América Latina acabou ficando pequena.
Agora o mundo se prepara para receber um dos maiores eventos de corrida de rua - a Nike+ Human Race 10K -, que, com a intenção de reunir 1 milhão de participantes, será realizada no dia 31 de agosto em 25 cidades:
Austin, Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Chicago, Cidade do México, Cingapura, Lima, Los Angeles, Nova Iorque, Istambul, Londres, Madri, Melbourne, Munique, Paris, Quito, Roma, Varsóvia, São Paulo, Seul, Taipe, Tóquio, Vancouver e Xangai.

A organização técnica da prova brasileira contará com uma estrutura para receber 25.000 inscritos. Com arena montada na USP, a prova terá largada às 8h e um percurso pelos arredores da Cidade Universitária. E, como já é tradição, o evento será encerrado com um grande show.

O evento também trará uma ação social, na qual 10% do valor das inscrições serão repassados para duas entidades: Livestrong e Nine Million. A entidade que receberá sua parcela é escolhida no momento da inscrição.

Pena que não estaremos lá este ano né Juju?!

Recomendo!

24 agosto 2008

Assisti o filme "O Procurado" e adorei! Mas, já aviso que é um daqueles filmes que não agradam todo mundo. Tem aspectos exagerados e ficção.
Porém, possui efeitos incríveis e a Angelina Jolie, lindíssima, provoca inveja na mulherada expectadora!

Sinopse:

Wes (James McAvoy) é um simples – e imprestável – trabalhador “de baia”, o mais sem graça do mundo. Sua chefe grita com ele o tempo todo, sua namorada o ignora rotineiramente e sua vida arrasta-se sem fim. Todos estão certos de que esse fracassado não tem valor.
E há pouco que Wes possa fazer, a não ser esperar o passar dos dias e morrer batendo cartão em sua lenta rotina.
Até ele conhecer uma mulher chamada Fox (Angelina Jolie). Depois que o desaparecido pai de Wes é assassinado, a sexy Fox o recruta para a Fraternidade, uma sociedade secreta que treina o rapaz para vingar a morte do pai, revelando seus poderes adormecidos. Enquanto Fox o ensina a desenvolver grande agilidade e reflexos tão rápidos quanto um raio, Wes descobre que esse grupo vive de acordo com um antigo código que não pode ser quebrado: executar as ordens de morte dadas pelo próprio destino.Com tutores perversamente brilhantes — incluindo o enigmático líder da fraternidade, Sloan (Morgan Freeman) — Wes começa a usufruir de toda a força que sempre quis. Mas, lentamente, ele passa a perceber que há mais por trás de seus sócios do que consegue enxergar. E, enquanto oscila entre heroísmo e vingança, Wes aprenderá o que ninguém pode ensiná-lo: que ele mesmo tem controle de seu destino.

Curiosidades:

- É o primeiro filme em inglês dirigido pelo pioneiro russo Timur Bekmambetov, criador de 'Guardiões da Noite', franquia de filmes de maior sucesso na história da Rússia.

- Baseado na explosiva série de história em quadrinhos de Mark Millar.

Cuidado com o "PortunhoL"

"La viene un tarado pelado con su saco en las manos corriendo atrás de la buseta."
.
.
.
.
.

"Lá vem um tonto pelado com seu paletó nas mãos correndo atrás do ônibus."

É só uma pegadinha... mente poluída!

É ouro, BrasiLLL!



A comemoração do ouro do Brasil sempre quebra o protocolo da cerimônia das Olimpíadas. E não tem como ser diferente. Somos um país diferente, com emoções diferentes.
Assiti o último set do jogo no sábado à noite, sabendo que as meninas já tinham sido campeãs e ainda sim fiquei nervosa na frente da TV. Isso não tem preço. O coração disparado e o choro engasgado quando toca o hino nacional.

Valeu meninas do vôlei!
Valeu Maurren!
Valeu Cielo!
Valeu por despertarem aquele meu orgulho de ser brasileira.

Cabeçuda no volante

22 agosto 2008

Nada melhor do que morar num condomínio fechado.
Nada pior quando a saída da portaria dele fica em frente ao anel viário.

Toda sexta-feira faço unha às sete da matina. Apesar de não ter quase unha, elas estarem sempre num estado lamentável, roídas, tenho que mantê-las com aparência pelo menos razoável para o final de semana.
Sete horas é um dos horários de pico na rotatória do anel viário - pessoal indo trabalhar, pais levando seus filhos para escola - e sempre dependo de um cidadão com boa vontade pra me dar preferência na hora de sair da portaria. E isso demora a acontecer, porque geralmente todos estão com pressa. É o mal do brasileiro, que sai de casa sempre atrasado.

Hoje saí de casa com preguiça. Último dia da semana, querendo que o dia passe logo. Consegui sair da portaria bem rapidinho. Que bom!
Bom? "Bum" foi o barulho que ouvi quando uma infeliz bateu atrás do meu carro. Não foi um "bum" tão alto assim, mas me assustei e já fiquei nervosa. A loira (burra) já colocou a mão na cabeça se lamentando. E eu desci com mil pensamentos na cabeça pra xingá-la.
- Como pode ser tão distraída? Estava pensando na morte da bezerra? Por que não presta mais atenção?
Como minha sábia mãe diz... pense, mas não expresse. Esse conselho é muito útil nessas horas.
Sem falar uma palavra percebi que meu (super e querido) carro estava intacto. Nem quis saber se tinha estrago no Civic da cabeçuda. E aquele monte de infelizes buzinando? "Passa por cima, bando de cabeçudos"! De novo pensei, mas não expressei.

Voltei muda e carrancuda para o carro. Liguei o rádio e decidi esquecer o aborrecimento.

P.S. Percebi que tenho obsessão pelas palavras cabeçudo (a), cabeça, cabeção. Por que será?

Olimpíadas

21 agosto 2008



É tempo de Olimpíada. E como sou brasileira e não desisto nunca, vibrei com o César Cielo e estou apostando que as brasileiras do vôlei vão arrebentar com as norte-americanas na final.

Mas, tenho que falar... p*** merd*! É ginasta que cai no último segundo, é vara que some, é doping de cavalo, é goleada da Argentina. Senhor! Cheguei a conclusão que os chineses, sejam eles, Chen, Zhang, Xiang, Xue, xiiiii... vão mesmo dominar o mundo com a ajuda daquele orelhudo do Michael Phelps que come milhares de calorias por dia e não engorda, feioso!
Ufa! Valeu o desabafo. Pra compensar, deixo algumas curiosidades sobre as Olimpíadas:

* Tudo começou na Grécia antiga. Os gregos queriam fazer uma homenagem a Zeus, Apolo, Afrodite e todos os seus deuses, adorados em um templo especialmente construído em Olímpia. Por isso, instituíram uma grande festa, batizada de Jogos Olímpicos. Os Grandes Jogos da Grécia foram disputados pela primeira vez em 776 a.C., quando aparece em documentos e monumentos a primeira lista de heróis e vencedores olímpicos. No começo, era disputada uma única prova: a corrida de 170 metros. Aos poucos, os antigos gregos foram incluindo nos jogos o boxe, a luta, a corrida de bigas e o pentatlo.

* A bandeira olímpica é branca com cinco anéis entrelaçados. Os anéis representam os continentes (azul, Europa; amarelo, Ásia; preto, África; verde, Oceania; e vermelho, América). Com as cinco cores podem ser compostas grande parte das bandeiras do mundo.

* A chama Olímpica ou tocha olímpica, é um dos dos símbolos dos Jogos que evoca a lenda de Prometeu,que teria roubado o fogo a Zeus para o entregar aos mortais. O percurso do revezamento começa sempre com um corredor grego, que recebe a tocha acesa de uma jovem vestida com uma túnica branca, representando as antigas sacerdotisas gregas. O trajeto deve ser feito, quando possível, por terra. O último atleta, aquele que acenderá a pira, precisa ser do país organizador. A pira fica acesa até o encerramento dos Jogos.

Notícia eBay

Uma das utilidades deste blog é que consigo vencer a falta de tempo e compartilhar o que ando pensando e fazendo. Na correria do dia-a-dia sinto falta de sentar (com aqueles que gostam de me ouvir) e contar, falar, falar e falar - uma das minhas especialidades.

A notícia que queria contar pode parecer meio distante, mas achei muitíssimo interessante. Li no Jornal O Globo que um cientista inglês comprou um fóssil de um inseto pelo e-Bay (tipo Mercado Livre no Brasil) por 20 libras (R$60,00) de um lituano.

E após a análise de um especialista, para sua surpresa, descobriu que se tratava de uma nova espécie de pulgão. O inseto mede cerca de 3,5mm e está enclausurado em uma resina fóssil semitransparente do tamanho de um comprimido. Data de 40 a 50 milhões de anos. A nova espécie carrega agora o sobrenome do cientista - Mindarus harringtoni - mas, ele brincou dizendo que poderia ser chamado de Mindarus "ebay".

Portanto... atenção para as compras feitas pela Internet. Eu sempre concordei que elas são um bom negócio.

Mais uma de Amyr Klink

"Já ancorado na Antártida, ouvi ruídos que pareciam de fritura. Pensei: -Será que até aqui existem chineses fritando pastéis?

Eram cristais de água doce congelada que faziam aquele som quando entravam em contato com a água salgada.

O efeito visual era belíssimo.

Pensei em fotografar, mas falei para mim mesmo: -Calma, você terá muito tempo para isso.

Nos 367 dias que se seguiram o fenômeno não se repetiu.

Algumas oportunidades são únicas."

Como diz o Dalai Lama: "Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito.
Um se chama ONTEM e o outro AMANHÃ, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."

* Tive várias oportunidades únicas na minha vida (e fico imensamente grata por isso!). Uma delas foi ter conhecido a Patagônia e poder passar alguns dias acampando no Parque Nacional Los Glaciares. Acho que a paisagem desta foto já diz tudo.

A ficha (quase) completa

20 agosto 2008



Renata, 24, taurina de 10 de maio. Brasileira, paulista, limeirense. Filha mais velha. Irmã e prima coruja. Tem (poucos) amigos que são do peito. Já encontrou o grande amor da sua vida.

Indecisa, teimosa, ciumenta. Nada prendada. Pontual, às vezes ao extremo. Ansiosa, daquelas que sofre por antecipação. Perfeccionista e exigente. Tem seus altos e baixos, porém, nunca perde o otimismo.

Já saltou de paraquedas. Já passou um Natal na Patagônia acampando. Já fez tatuagem.

Usa óculos para hipermetropia. Tentando parar de roer unhas. Viciada em chá verde. Descobriu que gostava de gatos depois de adotar a Sofia. Descobriu também que gostava de açaí e comida japonesa depois que decidiu provar. Entretanto, nunca vai gostar de mamão. Tampouco berinjela.

Dentista que voltou a ser estudante. Louca por livros. Cinéfila, com gosto super eclético. Fã de fotografia. Fã de trekking e corrida.

Não entende muito de computador, mas já é dependente da tecnologia. Acredita que a Internet foi a maior invenção do século XX.

Se pudesse, aprenderia todos os idiomas possíveis. E viajaria o mundo. Iria pra Antártida com aquele navio quebra-gelo. Ou pro Alasca talvez. Quem sabe?!

Gosta das coisas certinhas. Da verdade. Tem paixão pelo novo. Conhecer, pesquisar, explorar, buscar, inventar, mudar.

Ah, quase me esqueci. Ama escrever.
Deu pra perceber, né?!

Ao Leitor

Você leitor, é sempre bem-vindo.

O conteúdo deste blog pode agradar ou não, por isso, te incentivo a se expressar. Critique. Comente. Opine. Se não quiser, apenas leia. Mas, faça isso. A informação nunca foi e nunca será absorvida por osmose.
É só observar minuciosamente. Você tem grande chance de encontrar aqui, algo com que se identifique e/ou ache interessante.

É isso que realmente (me) importa.

Agradeço desde já!

O blog

A Luneta é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar, aumentando objetos a grande distância e permitindo maior nitidez.

Observar não é apenas olhar. É uma forma de compreender, é dar sentido à sensação. E no mundo há tanto para ver, entender e aprender.
O blog surge do meu interesse por coisas novas, por informação. Surge da minha curiosidade, da paixão pela leitura e pela escrita. Surge como passatempo e prazer. O objetivo é registrar os momentos, as notícias e atualidades. Algo que possa despertar o interesse, que faça o leitor pensar e enxergar entrelinhas.

Sabemos que atualmente, não existem limites para o conhecimento. O essencial é saber filtrar e não aceitar tudo da forma como é exposto de maneira ingênua e inconsciente. Seja crítico, questione, compare, discorde, concorde, pergunte.

Explore as minúcias. Busque mais.
Observe o mundo
pela luneta.